quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Um filme com fins óbvios

Nos últimos meses o filme nacional mais comentado nos meios de comunicação é o Tropa de Elite 2 dirigido por José Padilha, considerado por muitos um dos melhores filmes já produzidos no Brasil.
Com toda essa febre por coincidência (ou não) o Rio de Janeiro viveu uma verdadeira Guerra entre os traficantes cariocas e toda a força armada do país. Uma situação que era esperada por muitas pessoas a muito tempo, como disse Arnaldo Jabor ontem na CBN "O óbvio se tornou possível" mas atrasado mas ainda em tempo (da tempo de cumprir agora as metas de segurança para a Copa e Olimpíadas).
Mas muitos se perguntam, porque os traficantes se rebelaram contra a cidade? Para mim uma das respostas possíveis o poder subiu a cabeça. Com tanto poder nas mãos os traficantes se acharam capazes de não só dominar uma pequena parte da cidade, pois se temos força porque não buscar o que podemos ter. Pois porque ficar em um local com pouca estrutura e qualidade de vida?
Outra pergunta que é a dúvida principal da população porque a polícia só subiu a favela agora? Porque antes não era conveniente subir mas agora ficaria vergonhoso o governo virar as costas para essa situação.
Vemos agora claramente o Tropa de Elite 3 onde o governo dirige e executa e os protagonistas são a população.